segunda-feira, 21 de novembro de 2011

1º Eucaristia



Um domingo especial é isto que podemos descrever os sentimentos para muitas crianças. Pois foi um domingo em que 79 crianças receberam pela 1º vez a Eucaristia, Jesus veio visitar o coração dessas crianças de maneira muito especial. Aconteceu ás 10:00 da manhã na Igreja Matriz de Luminárias MG, que estava super lotada. Pe. João Dantas, pároco da paróquia Nossa Senhora do Carmo, em sua homilia explicou o texto bíblico de Jo 6 que nos fala de Jesus o Pão Vivo descido do céu,terminou a sua reflexão convidando as crianças se comprometerem em serem sempre amigas de Jesus. Depois das crianças terem feito a renovação das promessas batismais, chegou o grande momento esperado para todas as elas a 1º Comunhão.Ao término da missa Pe. João agradeceu as catequistas Dona Erly e Hebe pelo empenho e dedicação em ensinarem o caminho de Deus e para o céu para todas as crianças. Confira as fotos:




terça-feira, 8 de novembro de 2011

TERÇO DOS HOMENS

VENHA REZAR O TERÇO DOS HOMENS EM NOSSA PARÓQUIA TODAS AS TERÇAS - FEIRAS ÀS 19:30. PARTICIPE.




segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Depressão, um mal que atinge a todos

Depressão, um mal que atinge a todos

Não adianta só falar que a pessoa é fraca
Não há quem não tenha depressão, até entre os salmistas você encontra deprimidos. Até Jesus. Mas não podemos parar nela, senão vira enfermidade. Depressão significa "buraco". A pessoa cai no buraco - e todo mundo cai. Quem nunca ficou triste? Importante é não ficar nele. Com Deus nós saímos do buraco.

O Vaticano fez um congresso sobre esse tema [depressão], porque eles estão preocupados com esse mal. Eu li o resumo desse evento e vi que são 300 milhões de pessoas no mundo que sofrem com essa enfermidade. Precisamos tratar desse povo.


Depressão tem cura, e esta tem 3 caminhos:
- Procure um médico psiquiatra; ele pode dar remédio;
- É preciso um psicólogo para saber como se comportar diante das situações difíceis;
- O tratamento tem de ser físico e espiritual.


A medicina cuida do corpo e Deus cuida da alma. E a depressão é uma doença mais da alma que do corpo. E quem cuida da alma é o psicólogo e a religião. Não tenha medo de procurar os três tratamentos. Vá ao grupo de oração e peça oração, mas vá também ao médico. Se você puder buscar alguém que tenha experiência e maturidade para rezar por você, ótimo.


Essa doença é muito difícil de ser diagnosticada. Eu coloquei no meu livro uma relação de coisas que uma pessoa deprimida pode apresentar: doença crônica, problema afetivo, falta de sentido para a vida, excesso de trabalho. Essas são causas. Mas o que a pessoa sente? Muitos podem ser os sintomas da depressão como: cansaço, pensamento de culpa, tristeza, autoestima baixa, falta de apetite, falta de vontade de rezar, fadiga, memória fraca, insônia, dificuldade para decidir, pensamento de morte, quedas de cabelos.


Não adianta falar que a pessoa é fraca. Não importa por que ela está em depressão, você tem de tirá-la do buraco. Tem de juntar pai, mãe, irmãos, namorado. Rezar abraçado com a pessoa uma Ave-Maria, chamá-la para tomar um sol, sair, tomar um sorvete... Tem de tirar a pessoa do buraco com carinho e devagar. É um ato de amor e caridade - e a família é importantíssima nisso.


O deprimido tem de agir contra esse mal, ou seja, reagir, não pode se entregar à tristeza. Temos de cultivar a alegria. Não podemos ficar no buraco.


Como sair da depressão? Você tem de ver o valor que você tem. Só assim não ficará no buraco. Só fica nesse local quem não dá valor a si mesmo. Quem fica nesse lugar é lixo. E você é uma obra de Deus! Perceba o valor que você tem. Você é um ser, alguém muito importante para Deus. Pare de falar que você não tem valor, que você não presta! Você tem valor: isso é a primeira coisa que um deprimido tem de entender. Você é filho do Dono do mundo!


Você quer a prova de que Deus Pai o ama? Jesus disse que Ele pode ter 99 ovelhas, mas se tem uma perdida Ele deixa as 99 para buscar você. Se você é a ovelha deprimida, perdida, Ele larga as outras e vai buscá-lo.

Entenda o valor que você tem. Você é um filho amado de Deus, e não tem direito de "queimar" sua vida. A graça não dispensa a natureza. O Todo-poderoso está pronto para mover o céu para que seu milagre possa acontecer, mas Ele não move uma palha para fazer aquilo que você pode fazer.





(Artigo extraído de uma palestra do professor Felipe de setembro de 2006).

Missa e show com Pe. Reginaldo Manzotti lota Parque de Exposições

A noite do último sábado, 5, foi especial para cerca de 30 mil pessoas que lotaram o Parque de Exposições de São João del-Rei. Isto porque, desde cedo, por volta das 13h, centenas de são-joanenses e católicos de outras cidades da região do Campo das Vertentes já chegavam ao local, onde às 19h, seria celebrada a Missa e Show Milhões de Vozes, com o padre Reginaldo Manzotti. O sacerdote paranaense de 41 anos, tornou-se conhecido nacionalmente através de seus programas de rádio e TV, e também por seus trabalhos musicais.
“Como se diz no ditado popular, juntei a fome com a vontade de comer”, respondeu aos jornalistas o padre Reginaldo Manzotti, minutos antes de subir ao palco, quando perguntado sobre sua vinda à cidade. Na ocasião, o sacerdote fez questão de ressaltar o carinho com que foi recebido em São João del-Rei, seja pelo clero, pelo público, pelas emissoras de rádio e Tv, e principalmente, pelo bispo diocesano, Dom Célio de Oliveira Goulart.
Por sua vez, Dom Célio reconhece a importância da presença e do testemunho de fé do padre Reginaldo Manzotti, sobretudo, nesta fase em que a Diocese de São João del-Rei se prepara a Assembleia Diocesana de Pastoral. “Somos muito felizes por tê-lo aqui conosco e esperamos que, de fato, as pessoas acolham também esta mensagem e testemunho do padre Reginaldo, levando consigo para suas casas e famílias, a vontade concreta de dar bons frutos na evangelização”.
Ouvintes como Divame Aparecida, da Paróquia de Santo Antônio (Tiradentes) e Gilda Guimarães, da Paróquia de São Francisco de Assis (SJDR), consideram-se frutos da evangelização exercida pelo padre Reginado Manzotti através dos programas de rádio. “Escuto o programa há mais de três anos. Sou muito feliz por estar aqui nesta Missa e show junto com mais outras cem pessoas da minha paróquia”, contou Divame Aparecida, que veio de Tiradentes numa excursão com dois ônibus.
Gilda Guimarães também estava satisfeita. Com sorriso no rosto e segurando sua bandeirinha em homenagem ao padre, bem em frente ao palco na área destinada aos cadeirantes, ela conta sua ligação com o padre Reginaldo Manzotti. “As orações através do programa do padre Reginaldo me ajudaram e continuam me ajudando muito a superar meus problemas de saúde”.
A moradora da cidade de Nepomuceno (MG), Marly Teresa Carvalho, também acompanha o programa de rádio do padre Reginaldo. Ela afirma que, assim que ficou sabendo da vinda do sacerdote à São João del-Rei, tratou logo de arrumar um excursão para participar da Missa e Show Milhões de Vozes. "Viemos em três ônibus. Estou aqui com o porta-retrato contendo todos os meus familiares, porque quero rezar por cada um deles", afirmou emocionada.  
Segundo um dos organizadores do evento em São João del-Rei, Bruno Gonçalves, a vinda do sacerdote atende a muitos pedidos dos ouvintes que acompanham o programa retransmitido pela Rádio Emboabas, de segunda a sábado, das 10h às 11h. “É muito gratificante, muito bom ver essa empolgação da população e saber que dessa forma estamos ajudando a transmitir uma mensagem de fé a todo esse público presente e também aos ouvintes”.
A celebração eucarística contou também com a auxílio e a presença dos padres Dirceu Medeiros, Rondinelli Cristino, Ramiro Gregório, Alisson Sacramento, Geraldo Magela, Pedro Wiermann, Silvio Firmo, Ademir Longatti, João Dantas e Raimundo Inácio, além do diácono Ademir Noel e do prefeito de São João del-Rei, Nivaldo Andrade, acompanhado por sua família. Durante o ofertório da Santa Missa, houve participação dos jovens são-joanenses envolvidos na organização da Acolhida aos Símbolos (Cruz e Ícone de Nossa Senhora) da Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá em SJDR, dias 27 e 28 deste mês.
Após a Santa Missa, presidida pelo padre Reginaldo Manzotti, rapidamente a equipe "Evangelizar é Preciso" reorganizou o palco para o Show Milhões de Vozes, momento que animou o público presente. Antes de se despedir, o sacerdote homenageou Nossa Senhora do Pilar, padroeira da Diocese de São João del-Rei, e ainda deixou uma tarefa de casa aos fiéis. "Que vocês possam ir para casa buscando viver todos os dias, a pureza no coração, a misericórdia para com o próximo e também a promoção da paz no meio o qual estiverem, buscando sempre a santidade".
Confira as fotos:




 
Reportagem e fotos - Alisson Reis (Departamento Diocesano de Comunicação)
Fonte: Site da Diocese de São João del-Rei

domingo, 6 de novembro de 2011

PROGRAMA / CONVITE PASSAGEM DA CRUZ E DO ÍCONE DE NOSSA SENHORA EM SÃO JOÃO DEL-REI

DIA 27 DE NOVEMBRO (DOMINGO)  NA AV. PRESIDENTE TANCREDO NEVES
    08:00 -  ORAÇÃO INICIAL (COM FREI JAIME).
    09:00 – ABERTURA COM O VÍDEO DAS JORNADAS.
    09:30 – TEATRO DE ABERTURA (MINISTÉRIO DE ARTES, ÁGUA VIVA).
    10:00 – ORAÇÃO DE ENVIO PARA OS QUE VÃO PARA JUIZ DE FORA.
    10:10 – SHOW.
    11:30 – PREGAÇÃO (EVERALDO).
    12:00 – INTERVALO PARA ALMOÇO
    12:30 – SHOW.
    14:00 – PREGAÇÃO (Pe. Dirceu Medeiros).
    15:00 – TERÇO PARA CRIANÇAS.
    16:00 – DANÇA DE HIP-HOP.
    16:30 – SHOW
    17:45 – CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE DROGAS.
    18:45 – ORAÇÃO FINAL 
    19:00 – PREPARAÇÃO PARA MISSA (FREI EDSON).
    20:00 – CONCENTRAÇÃO PARA A CHEGADA DA CRUZ E DO ÍCONE NA PRAÇA Sr. BOM JESUS DE MATOSINHOS.
    21:30 – CHEGADA DA CRUZ E DO ÍCONE (PREVISÃO) TOQUE SIMULTÂNEO DOS SINOS NAS 40 MATRIZES PAROQUIAIS E SANTA MISSA NO SANTUÁRIO DO Sr. BOM JESUS DE MATOSINHOS. APÓS A SANTA MISSA, CARREATA NOS BAIRROS MATOSINHOS, SANTA CRUZ DE MINAS e AV. LEITE DE CASTRO EM DIREÇÃO AO CAMPO DO MINAS para ACAMPAMENTO E VIGÍLIA.

SEGUNDA - FEIRA 28 DE NOVEMBRO (SEGUNDA-FEIRA) – FERIADO MUNICIPAL EM SJDR
    00:00 - NO CAMPO DO MINAS (BIQUINHA) HAVERÁ ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO, VIGÍLIA, CONFESSIONÁRIOS ATÉ ÀS 06:00.
    08:00 – VIA-SACRA DOS JOVENS COM o BISPO DOM CÉLIO, ATÉ O CRISTO REDENTOR NO BAIRRO Sr. DOS MONTES.
    12:00 – PROCISSÃO COM A CRUZ E O ÍCONE DE NOSSA SENHORA RUMO A CATEDRAL BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DO PILAR, ONDE FICARÁ EXPOSTA PARA VENERAÇÃO DOS FIÉIS.
    13:00 – INTERVALO PARA ALMOÇO
    14:30 – OS JOVENS CARREGAM A CRUZ E O ÍCONE EM CAMINHADA PARA A  AVENIDA PRESIDENTE TANCREDO NEVES. 15:00 – SANTA MISSA DE ENVIO COM NOSSO BISPO DOM CÉLIO NA AV. PRESIDENTE TANCREDO NEVES.
    18:00 – PASSAGEM DOS SÍMBOLOS DA JMJ EM FRENTE DOS HOSPITAIS DA CIDADE E ENVIO PARA ARQUIDIOCESE DE SALVADOR.

FONTE: SITE DA DIOCESE DE SÃO JOÃO DEL REI

Festa de Todos os Santos

Festa de todos os Santos


No dia 1º de Novembro a Igreja celebra a festa de Todos os Santos. Segundo a tradição ela foi colocada neste dia, logo após o 31 de outubro que os Celtas ingleses, pagãos, celebravam as bruxas e os espíritos que vinham se alimentar e assustar as pessoas nesta noite (Halloween).
Nesse dia, a Igreja militante (que luta na Terra) honra a Igreja triunfante do Céu “celebrando numa única solenidade todos os Santos” – como diz o sacerdote na oração da Missa – para render homenagem aquela multidão de Santos que povoam o Reino dos céus que São João viu no Apocalipse: “Ouvi então o número dos assinalados: cento e quarenta e quatro mil assinalados, de toda tribo dos filhos de Israel… Depois disso, vi uma grande multidão que ninguém podia contar, de toda nação, tribo, povo e língua: conservavam-se em pé diante do trono e diante do Cordeiro, de vestes brancas e palmas na mão,”. “Esses são os sobreviventes da grande tribulação; lavaram as suas vestes e as alvejaram no sangue do Cordeiro.” (Ap 7,4-14)
Esta imensa multidão de 144 mil, “que está diante do Cordeiro” compreende todos os servos de Deus, aos quais a Igreja canoniza através da decisão infalível de algum Papa, e todos aqueles, incontáveis, que conseguiram a salvação e que desfrutam da visão beatífica de Deus. Lá “eles intercedem por nós sem cessar”, diz uma de nossas Orações Eucarísticas. Por isso a Igreja recomenda que os pais ponham nomes de Santos em seus filhos.
Esses 144 mil significam uma grande multidão (12 x 12 x 1000). O número 12 e o número 1000 significavam para os judeus antigos plenitude, perfeição e abundância; não é um valor meramente aritmético, mas simbólico. A Igreja já canonizou mais de 20 mil Santos, mas há muito mais que isto no Céu.
“Pelo fato de os habitantes do Céu estarem unidos mais intimamente com Cristo, consolidam com mais firmeza na santidade toda a Igreja. Eles não deixam de interceder por nós junto ao Pai, apresentando os méritos que alcançaram na terra pelo único mediador de Deus e dos homens, Cristo Jesus. Por seguinte, pela fraterna solicitude deles, a nossa fraqueza recebe o mais valioso auxílio” (Lúmen Gentium, do Vaticano II - LG 49 - 956)
Na hora da morte, S. Domingos de Gusmão dizia a seus frades: “Não choreis! Ser-vos-ei mais útil após a minha morte e ajudar-vos-ei mais eficazmente do que durante a minha vida”. E Santa Teresinha confirmava este ensino dizendo: “Passarei meu céu fazendo bem na terra”.
O nosso Catecismo diz que: “Na oração, a Igreja peregrina é associada à dos santos, cuja intercessão solicita”. (§2692)
A marca dos Santos são as Bem–aventuranças que Jesus proclamou no Sermão da Montanha; por isso este trecho do Evangelho de S. Mateus (5,1-3) é lido nesta Missa. Os Santos viveram todas as virtudes e por isso são exemplos de como seguir Jesus Cristo.
Deus prometeu dar a eterna bem-aventurança aos pobres no espírito, aos mansos, aos que sofrem e aos que têm fome e sede de justiça, aos misericordiosos, aos puros de coração, aos pacíficos, aos perseguidos por causa da justiça e a todos os que recebem o ultraje da calúnia, da maledicência, da ofensa pública e da humilhação.
Esta Solenidade de Todos os Santos vem do século IV. Em Antioquia celebrava-se uma festa por todos os mártires no primeiro domingo depois de Pentecostes. A celebração foi introduzida em Roma, na mesma data, no século VI, e cem anos após era fixada no dia 13 de maio pelo papa Bonifácio IV, em concomitância com o dia da dedicação do “Panteon” dos deuses romanos a Nossa Senhora e a todos os mártires. No ano de 835 esta celebração foi transferida pelo papa Gregório IV para 1º de novembro.
Cada um de nós é chamado a ser santo: “Deveis ser perfeitos como vosso Pai celeste é perfeito” (Mt 5,48). O caminho da perfeição passa pela cruz. Não existe santidade sem renúncia e sem combate espiritual (cf. 2Tm 4). O progresso espiritual oração, mortificação, vida sacramental, meditação, luta contra si mesmo; é isto que nos leva gradualmente a viver na paz e na alegria das bem-aventuranças. Disse S. Gregório de Nissa que: “Aquele que vai subindo jamais cessa de ir progredindo de começo em começo por começos que não têm fim. Aquele que sobe jamais cessa de desejar aquilo que já conhece”


Fonte: Texto adaptado - canção nova